O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, visitou o Porto Maravilha durante a sua curta viagem ao Brasil no início dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro. Visivelmente animado, ele não poupou simpatia para interagir com o público, que o reconheceu apesar da discrição.
A visita ao Porto Maravilha poderia até passar despercebida, se não fosse pelo sanfoneiro e artista de rua Fabinho Caxotada, que reconheceu o presidente no momento em que conversava com a Sputnik sobre o seu ofício durante os Jogos. "Olha o presidente de Portugal passando de carro" – gritou Caxotada, interrompendo a própria entrevista.
Marcelo Rebelo de Sousa percebeu a animação do sanfoneiro, que acabou indo ao seu encontro para prestigiá-lo com uma música portuguesa.
"Eu tinha visto ele [presidente] passar cheio de seguranças, e quando ele ia voltando fui correndo ao seu encontro. O segurança não queria deixar, mas ele pediu para que o segurança parasse para eu tocar uma música portuguesa pra ele" – contou o artista animado após o encontro.
"Ele gostou, foi legal! Ele tinha me chamado. Nunca tinha tocado para um presidente!" – comemorou Caxotada.