ASSINE
search button

Convenção republicana começa com espera por show de Trump

Evento vai confirmar o magnata como candidato à Casa Branca

Compartilhar

Começou nesta segunda-feira (18), em Cleveland, Ohio, a convenção do Partido Republicano que deve confirmar a chapa formada por Donald Trump e Mike Pence como candidata à Presidência dos Estados Unidos.    

A abertura do evento caberá à esposa do magnata, Melania Trump, e terá desde seu primeiro momento a presença do bilionário.    

"Quero estar quando minha mulher falar", declarou Trump à emissora Fox News. Oficialmente, não está previsto nenhum discurso do republicano nesta noite.    

A convenção partidária é um dos momentos mais importantes da corrida eleitoral norte-americana e serve para oficializar os candidatos que venceram as primárias disputadas no primeiro semestre. A tradição começou em 1831 e está presente até em nível estadual e entre as legendas menores.    

Em 2016, mais do que nunca, a convenção republicana terá o aspecto de um show, ainda mais por causa de seu protagonista, um controverso bilionário que também fez fama na televisão. Serão cerca de 50 mil pessoas, entre delegados e espectadores, e aproximadamente 15 mil jornalistas de todo o mundo.    

A sede do evento deste ano é a Quicken Loans Arena, casa dos Cleveland Cavaliers, atuais campeões da NBA. Alguns dos principais nomes do partido subirão ao palco para promover seu candidato, deixando para trás as rusgas causadas no passado pelas recorrentes críticas de Trump ao establishment republicano, agora forçado a aceitá-lo.    

A convenção também é a ocasião para definir a plataforma do partido para as eleições, dando as indicações de como será um eventual governo conservador. O encontro terminará apenas na próxima quinta-feira (21), e até lá tanto Trump quanto seu vice, o governador de Indiana, Mark Pence, devem discursar.    

O ponto alto do evento será a chamada ao voto, quando os delegados de cada estado anunciarão seu apoio ao candidato escolhido durante as prévias. Também existe a expectativa de grandes protestos em Cleveland contra o magnata.    

Por sua vez, a convenção democrata, que confirmará a candidatura de Hillary Clinton à Casa Branca, começará na próxima segunda-feira (25).