Coreia do Norte testa míssil de submarino, mas falha

O míssil balístico explodiu durante o voo, disse Seul

A Coreia do Norte testou um míssil balístico lançado de um submarino (SLBM), disseram fontes do governo sul-coreano neste sábado (9). Mas o Minsitério de Defesa de Seul disse que o míssil explodiu durante o voo. 

"O Norte lançou o que acreditamos que era um SLBM a partir de águas situadas na altura do porto de Sinpo, por volta das 11h30 (22h30 de sexta-feira em Brasília)", afirmou um comunicado. O míssil foi lançado perto da cidade de Sinpo, de um submarino de dois mil toneladas e alcançou uma altitude de 10 mil metros antes de explodir no voo.    

O Pentágono criticou o mais novo teste do regime de Kim Jong-un. "Nós condenamos firmemente este e os outros recentes testes de mísseis a Coreia do Norte", disse um porta-voz. O teste ocorreu um dia depois do anúncio de Washington e Seul sobre a instalação de um sistema de defesa antimísseis na Coreia do Sul e dos Estados Unidos aplicarem, pela primeira vez, sanções diretamente contra Kim Jong-un por violações de direitos humanos.    

O último teste de míssil balístico norte-coreano ocorreu em abril. Naquela ocasião, o míssil teria percorrido cerca de 30 quilômetros antes de explodir.