Prefeita de Roma cede cadeira em plenário a filho de 7 anos

Raggi, recém-eleita, é a 1ª mulher na Prefeitura da capital

A recém-eleita e empossada prefeita de Roma, Virginia Raggi, participou pela primeira vez nesta quinta-feira (7) da sessão da nova legislatura da Assembleia Capitolina. Aos 37 anos de idade, a nova prefeita cedeu sua cadeira ao filho, Matteo, de 7 anos, e ensinou a criança sobre os trabalhos da Casa. Esta é a 15ª legislatura da Assembleia, eleita no pleito municipal do último dia 19. Nesse contexto, Raggi precisou apresentar hoje sua Junta Capitolina, composta por seus 12 assessores. "Apresento hoje a Junta. Convidei pessoas competentes e de alto nível, porque é isso que Roma merece", disse a prefeita. "Nenhum conselheiro é político, mas são todos cidadãos que decidiram colocar suas competências ao serviço desta belíssima cidade e de todos nós", exaltou. Raggi também defendeu a ideia de "lembrar sempre de onde todos nós viemos". "Somos cidadãos e entre cidadãos devemos permanecer, andando pela cidade e conversando com os romanos.   

Isso finalmente pode reaproximar a política das pessoas", comentou a prefeita, que pertence ao partido Movimento 5 Estrelas (M5S), do ex-comediante Beppe Grillo. Aplaudida de pé pelos políticos presentes, a nova prefeita aproveitou a ocasião para abraçar seu filho e o levar para o meio do plenário. Cochichando no ouvido da criança, Raggi mostrou os painéis da Assembleia.    

Virginia Raggi é a primeira mulher a assumir a Prefeitura de Roma em toda a história. Durante sua campanha eleitoral, a advogada dizia que seu filho a tinha inspirado a seguir carreira política para construir um futuro melhor.