O rio Sena, em Paris, chegou a 6 metros de altura nesta sexta-feira (3), atingindo o nível máximo dos últimos 34 anos e colocando em alertas as autoridades da França pelos novos riscos de inundações e enchentes. As previsões são de que o rio alcance os 6,5 metros no período da tarde. A última vez que o rio tinha chegado a esse nível foi em 1982.
O recorde do rio Sena, porém, foi registrado em 1910, quando atingiu 8,62 metros, a maior cheia do século. Oito departamentos da região de Ile-de-France e cinco departamentos do Valle da Loira já estão debaixo d'água há dias, com estado de emergência declarado.
Além da França, algumas cidades da Alemanha também estão sofrendo com inundações causadas pelas chuvas torrenciais, as quais devem continuar nos próximos dias de acordo com as previsões meteorológicas. As autoridades temem que o número de mortos nas enchentes possa aumentar. Até o momento, foram contabilizados nove vítimas nos dois países, em quatro dias. As inundações já obrigaram os dois principais museus de Paris, o Louvre e de Orsay, a retirarem seus acervos e fecharem suas portas ao público nesta sexta-feira, como medida de prevenção. (ANSA)