Papa visitará Armênia, Georgia e Azerbaijão em 2016

Francisco vem tentando aproximar as diversas vertentes cristãs

O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, anunciou neste sábado (9) que o papa Francisco viajará para a Armênia entre os dias 24 e 26 de junho e para Georgia e Azerbaijão entre 30 de setembro e 2 de outubro.    

Segundo o religioso, as visitas serão realizadas a convite de Karekin II, chefe da Igreja Apostólica Armênia, e Ilia II, patriarca da Igreja Ortodoxa Georgiana. No entanto, Lombardi não quis dizer se o Pontífice passará por Nagorno-Karabakh, enclave armênio no Azerbaijão que é palco de uma disputa territorial desde os anos 1990.    

Apesar de um cessar-fogo vigente há mais de duas décadas, a tensão entre as duas nações na região vêm aumentando nas últimas semanas, com acusações mútuas de agressão e violação da trégua.    

Além disso, há um ano, em visita a Turquia, Jorge Bergoglio afirmou que a matança de armênios pelo Império Otomano foi o primeiro genocídio do século 20, causando uma crise diplomática com a Turquia.    

Desde que iniciou seu Pontificado, em 2013, o Papa tem se esforçado para aproximar as diversas denominações cristãs, principalmente por conta das perseguições no Oriente Médio e na África por parte do jihadismo islâmico.    Em outubro, Francisco viajará à Suécia para as celebrações dos 500 anos da Reforma Luterana. Além disso, em fevereiro, realizou um encontro histórico com o patriarca de Moscou e de toda a Rússia, Cirilo, em Cuba.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais