Uma pesquisa encomendada pela emissora "NBC" e pelo diário "The Wall Street Journal" aponta uma redução da vantagem do magnata Donald Trump sobre o senador do Tea Party Ted Cruz na primária republicana da Carolina do Sul, que acontece neste sábado (20).
Segundo a sondagem, as intenções de voto no bilionário caíram de 36% para 28%, enquanto Cruz subiu de 20% para 23%. Com isso, a diferença entre os dois reduziu de 16 para cinco pontos percentuais. Em terceiro lugar, aparece o senador de origem cubana Marco Rubio (15%), seguido pelo ex-governador da Florida Jeb Bush (13%).
O governador de Ohio, John Kasich, e o ex-neurocirurgião Ben Carson aparecem com 9% cada. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 e 17 de fevereiro - antes das críticas recíprocas entre Trump e o papa Francisco - e ouviu 722 eleitores. A margem de erro é de 3,6 pontos.
De orientação ultraconservadora, Ted Cruz superou o magnata no caucus de Iowa, mostrando que poderia ser uma opção menos agressiva para a ala mais extremista do Partido Republicano. No entanto, na primária de New Hampshire, ficou atrás do bilionário e de John Kasich. Por isso, um bom resultado na Carolina do Sul é crucial para as suas pretensões políticas.