'NYT': Relatório de crescimento da China, empresas de petróleo, Davos e outras reuniões de cúpula

Matéria publicada nesta terça-feira (19) no The New York Times, comenta os principais fatos da semana com relação a economia e política mundial. 

EUA e Europa debatem tecnologia

Políticos europeus e magnatas americanos estão em Munique para uma conferência de tecnologia, com duração de três dias, para debater  questões contenciosas que têm causado atritos entre os legisladores e as empresas de ambos os lados do Atlântico, incluindo as regras europeias de concorrência.

Relatório de crescimento da China

Na terça-feira (19), a China comunicou seu crescimento econômico mais lento em 25 anos. Apesar das questões que continuam sobre a precisão dos dados chineses, a leitura oficial sobre o produto interno bruto continua a ser um indicador da saúde frágil da economia chinesa e potenciais medidas de estímulo para o governo intervir.

Reunião sobre dívida de Porto Rico

O secretário do Tesouro, Jacob J. Lew, vai viajar para Puerto Rico na quarta-feira (20),  para se reunir com seu governador, Alejandro García Padilla, e outros líderes governamentais, sindicais e empresariais para discutir a proposta do governo Obama para lidar com a enorme dívida da ilha.

46.ª Fórum Econômico Mundial

A partir de quarta-feira (20), milhares de governantes políticos e economistas se reunião na vila suíça de Davos para o 46.ª Fórum Econômico Mundial. Com os preços do petróleo em queda livre e temores com relação a desaceleração da China, a saúde da economia global será o principal tema de discussão.

Relatório de preços ao consumidor

O Departamento do Trabalho, na quarta-feira (20) de manhã, está programado para relatar os últimos dados sobre os preços ao consumidor em dezembro. O Índice de Preços ao Consumidor deverá manter-se inalterado, com previsão de uma queda acentuada nos preços do gás. Excluindo os preços de alimentos e energia mais voláteis, o índice é estimado em cerca de 0,2 pontos percentuais, o que sugere a inflação permanece sob controle.

Relatório de lucros das companhias de petróleo 

Royal Dutch Shell e BG Group publicarão seus lucros preliminares do quarto trimestre de 2015 na quarta-feira (20). 

Banco Central do Canadá pode cortar taxas

À medida que o colapso do petróleo e queda das commodities continuam a abalar a economia do Canadá, muitos economistas esperam que o banco central do país vai reduzir pela metade sua taxa de empréstimo na quarta-feira (20), chegando a menos de 0,25 por cento, um recorde de baixa. Enquanto as taxas de juros devem subir nos Estados Unidos este ano, Stephen Poloz, governador do Banco do Canadá, disse no mês passado que considera a mudança da taxa overnight de referência de seu banco abaixo de zero por cento, para estimular a economia.

Conferência do Banco Central Europeu

Mario Draghi, o presidente do Banco Central Europeu, convocou coletiva de imprensa para quinta-feira (21), logo após uma reunião do Conselho de Governadores do banco. Os analistas não esperam qualquer alteração na política, mas o Sr. Draghi vai provavelmente enfrentar perguntas sobre a inflação na zona do euro, apesar de medidas de estímulo significativos.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais