Polícia acha livro de Saviano em covil de 'El Chapo'

Narcotraficante tinha exemplar da obra "Zero Zero Zero"

A polícia mexicana encontrou em um dos esconderijos usados pelo narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán uma edição do livro "Zero Zero Zero", do jornalista e escritor italiano Roberto Saviano, famoso por suas denúncias contra a máfia.

Em um vídeo divulgado pelo jornal local "El Universal", é possível ver claramente um exemplar da obra sobre uma cama de um covil utilizado pelo criminoso. A gravação foi feita no último dia 6 de outubro, quando "El Chapo" já havia escapado para outro lugar, e também mostra várias camisas coloridas e floridas pertencentes ao narcotraficante.

"Me chamam tarde da noite e me avisam: encontraram 'Zero Zero Zero', o seu livro, no esconderijo de 'El Chapo'. Não acredito. Me enviam o vídeo gravado pelos fuzileiros mexicanos e vejo 'Zero Zero Zero' no leito de 'El Chapo'. Pareço voltar no tempo, quando encontraram 'Gomorra' no covil de Michele Zagaria, chefe dos casalesi", escreveu Saviano em seu perfil no Facebook, fazendo referência ao livro que o alçou ao estrelato e narra as entranhas da Camorra, a máfia napolitana.

"Bunkers, casas esquálidas, onde os mafiosos vivem como ratos e onde tentam entender o que se escreve sobre eles. Desligo o telefone, estou aturdido. Mais uma vez - eu penso -, tudo vai se complicar. Veremos", completou. Desde o lançamento de "Gomorra", o escritor italiano é obrigado a viver sob proteção 24 horas devido a ameaças de morte.

"El Chapo", ex-chefe do cartel de Sinaloa, foi preso no último dia 8 de janeiro, seis meses depois de sua fuga de uma prisão de segurança máxima usando um túnel de 1,5 km que ligava sua cela a uma casa fora do perímetro da penitenciária Altiplano I.

Já o livro "Zero Zero Zero", editado no Brasil pela Companhia das Letras, descreve os ramos do tráfico internacional de cocaína, incluindo no México.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais