Deputada espanhola causa polêmica ao amamentar no Congresso

A deputada espanhola Carolina Bescansa, do Podemos, causou polêmica ao levar Diego, seu bebê de cinco meses, ao plenário e amamentá-lo em meio à sessão que escolheria o novo presidente da Casa. A criança chamou tanta atenção que até recebeu um voto.    

O novo líder do Congresso, o socialista Patxi López, reprovou a atitude, dizendo que ela quis chamar a atenção e que foi feito um espetáculo em volta do episódio.    

Deputadas veteranas, por sua vez, lembraram que existe uma creche no Congresso e que ela chegou ao local acompanhada de uma babá, que poderia ter ficado com a criança.    

Bescansa criticou a atenção que a imprensa deu ao gesto e o Podemos defendeu a deputada, sua candidata à Presidência da Casa. Segundo eles, se tratou de um "gesto simbólico" a favor da "reivindicação de todas as mulheres que tem que conciliar sua vida familiar e laboral".    

Podemos - Os eleitores espanhóis escolheram o Parlamento mais fragmentado da história recente da Espanha. Com o aumento da influência do Podemos, mudanças vão além das ideologias e influenciaram inclusive a indumentária dos congressistas, que na última quarta-feira apresentaram um visual muito mais informal.    

A conservadora Celia Villalobos disse que, "contanto que eles lavem seus dreadlocks para que eu não pegue piolho, está tudo bem".

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Saiba mais