Rainha Elizabeth inicia viagem oficial à Alemanha

Monarca teve encontros com Gauck e Merkel nesta quarta

A rainha Elizabeth II e seu marido, o príncipe Philip, iniciaram nesta quarta-feira (24) uma viagem oficial de três dias pela Alemanha. Recebidos com honras militares, os dois tiveram como primeiro compromisso o encontro com o presidente alemão, Joachim Gauck.

    Após conversarem com o mandatário, Elizabeth foi recebida pela chanceler, Angela Merkel. Na reunião, a líder política do país contou à monarca que morou na Alemanha Oriental "a poucos metros" do muro que dividiu a nação. Merkel também comentou o fato da visita da britânica coincidir com os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

    Na quinta visita de Estado da rainha, os membros da realeza irão fazer uma visita oficial a um campo de concentração nazista e visitarão o memorial em Bergen-Belsen, local onde a jovem Anne Frank foi morta em 1945.

    Também estão programados alguns encontros com sobreviventes do holocausto e com ex-militares britânicos e alemães que libertaram os campos de concentração das mãos dos nazistas. Elizabeth não visitava a Alemanha desde 1992 e a nova visita ocorre em um momento delicado para a União Europeia.

    Recentemente, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a convocação de um plebiscito sobre uma possível saída do país da União Europeia. (ANSA)