Barack Obama chega à Índia e fecha acordo nuclear

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa, Michelle, iniciaram neste domingo (25) uma viagem de três dias pela Índia. Eles foram recebidos pelo primeiro-ministro, Narendra Modi, no aeroporto e se dirigiram para o monumento de Mahatma Gandhi.

No local, Obama lembrou Martin Luther King ao falar do líder pacifista. "Aquilo que ele disse no livro dos visitantes da Casa Branca permanece verdadeiro até hoje: o espírito de Gandhi está ainda muito vivo na Índia contemporânea", disse o presidente.

Na questão de negócios, Modi e Obama anunciaram que o acordo nuclear entre os dois países, firmado em 2008, entrará agora "em uma fase comercial", com a "remoção de problemas que existiam" na questão do fornecimento dos EUA.

O líder dos norte-americanos ainda aproveitou para falar, em discurso, que está preocupado com a nova escalada da violência na Ucrânia, "que recebe armas, apoio e equipes da Rússia".

 Segundo ele, "não nos interessa ver uma Rússia enfraquecida, mas queremos garantir de todas as maneiras possíveis os direitos e a unidade territorial ucraniana".