Novo presidente do Uruguai anuncia cinco mulheres na equipe ministerial

O presidente eleito do Uruguai, Tabaré Vázquez, anunciou, poucos dias após sua eleição, a composição de seu gabinete, que contará com cinco mulheres entre os 13 ministros. Vázquez, que já governou o país, disse que a rapidez do anúncio foi possível graças a "experiência prévia e um profundo conhecimento de todos os que vão constituir o próximo gabinete e que estão ocupando os cargos atualmente".

Liliam Kechichián será titular do Ministério de Turismo, Maria Julia Muñoz, de Educação, Marina Arismendi, de Desenvolvimento, Eneida de León, de Habitação, e Carolina Cosse, de Indústria. A atual equipe de José Mujica conta com duas mulheres.

Assumirá como chanceler o ex-vice-presidente do país durante o primeiro governo de Vázquez, Rodolfo Nin Novoa. O atual vice, Danilo Astori, foi designado ministro de Economia e Finanças.

Vázquez, da governista Frente Ampla (FA), voltará a governar o país após quatro anos fora do cargo. Ele bateu o conservador Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional (Blanco), em segundo turno nas urnas no último domingo.