Aeroporto de Gênova é fechado por causa de blecaute

Mau tempo causa problemas por todo o país

A onda de mau tempo que atinge a Itália há semanas causou mais um problema nesta quarta-feira (12). O aeroporto de Gênova precisou ser fechado por culpa de um blecaute que atingiu a torre de controle e afetou todos os sinais luminosos da pista. Os voos que pousariam no local foram desviados para outros aeroportos italianos, mas a operação para aqueles que decolavam foi mantida, mesmo com atraso de horas. Além do local, 15 escolas também foram fechadas na região próxima ao local.

    As fortes chuvas também causaram mais uma morte em Crevacuore, em Biellese. Um homem de 70 anos não resistiu ao deslizamento de terra sobre sua residência. Já seu vizinho sobreviveu, milagrosamente, e está internado em um hospital da região. A defesa civil emitiu mais uma alerta para a região, pois há previsão de chuvas fortes para toda o dia. Por isso, a circulação de trens em várias linhas férreas que cortam o país foi suspensa. Casas foram evacuadas por causa do aumento do nível dos rios que cortam toda a região e ruas estão bloqueadas por deslizamentos.

    O prefeito de Leivi, Vittorio Centanaro, afirmou que a situação "está mais dramática do que a registrada ontem". Segundo ele, falta energia elétrica e água potável em quase toda a cidade e há mais de 30 pessoas desabrigadas.

    Vêneto e Valle d'Aosta estão sofrendo também com enchentes e alagamentos em diversos pontos e os meteorologistas preveem a queda de mais de 100 milímetros de chuvas para a área.

    Ontem (11), um casal de idosos morreu na região da Ligúria por causa de um deslizamento de terra sobre a casa onde moravam.

    (ANSA)