ASSINE
search button

Felipe está pronto para reinar, diz rei espanhol

Juan Carlos anunciou hoje que abdica do trono em favor de filho

Compartilhar

 O rei espanhol Juan Carlos anunciou nesta segunda-feira (2) em discurso ao país, a sua abdicação ao trono em favor do seu filho o príncipe de Astúrias, Felipe.

    "Felipe encarna a estabilidade e a instituição da monarquia, tem maturidade para reinar e começar uma nova fase, e terá o pleno apoio da esposa Letizia", disse Juan Carlos durante seu discurso aos espanhóis.

    "Uma geração mais jovem merece continuar com novas energias", disse o rei.

    Durante seu pronunciamento também agradeceu a sua esposa Sofia, "de quem nunca me faltou apoio" e afirmou que está recuperado "fisicamente".

    Juan Carlos começou a pensar na possibilidade de abdicar em janeiro deste ano, quando completou 76 anos, e comunicou as suas intenções ao filho Felipe e ao porta-voz da Casa Real, Rafael Spottorno.

    A decisão foi amadurecida no mês de março, quando o monarca a comunicou ao primeiro-ministro espanhol Mariano Rajoy e depois ao líder da oposição, Alfredo Perez Rubalcaba.

    Ainda hoje, antes do discurso oficial do rei, o primeiro-ministro tinha anunciado a abdicação de Juan Carlos em favor de Felipe. "O rei me comunicou agora sua intenção de abdicar e abrir o processo de sucessão".

    O premier elogiou o trabalho de Juan Carlos, por 39 anos como chefe de Estado, como "um defensor incansável dos nossos interesses".

    Segundo fontes próximas ao Palácio da Zarzuela, a residência da família real espanhola, o rei manteve a agenda de hoje, cancelando apenas uma audiência com a Federação espanhola dos esportes invernais.

    Na tarde desta segunda-feira receberá em audiência no palácio real o presidente da Câmara de Comércio dos Estados Unidos.

    Amanhã, Juan Carlos e o filho Felipe presidirão a cerimônia da Ordem real e militar de San Hermenegildo, pelo bicentenário da ordem.

    O monarca renuncia ao trono após 39 anos como rei da Espanha.

    Segundo Spottorno, se trata de uma decisão pessoal e fontes da Zarzuela precisam que não foi tomada por motivos de saúde, políticos ou econômicos.

    Por sua vez, Felipe de Bourbon, de 46 anos, se tornará o rei Felipe VI da Espanha e receberá o encargo de chefe de Estado.

    Ele é formado em direito, com pós-graduação em Relações Internacionais, é comandante do Corpo Geral da Armada e comandante do Corpo Geral do Exército do Ar.(ANSA)