A presidente Dilma Rousseff embarcou nesta segunda-feira (09) para a África do Sul, onde vai acompanhar o funeral do ex-presidente Nelson Mandela, que morreu na última quinta-feira (05), vítima de complicações respiratórias. Acompanhada de quatro ex-presidentes brasileiros (Fernando Henrique Cardoso, Luiz Inácio Lula da Silva, Fernando Collor e José Sarney), o avião presidencial deixou a base aérea do Rio no início desta tarde, e deve chegar no fim da noite em Johannesburgo.
Pelo twitter, Dilma destacou a presença dos quatro ex-presidentes do país e disse que a companhia deles na comitiva é demonstração de que “não há divergências partidárias em assuntos de Estado no Brasil”. “Estou viajando acompanhada dos ex-presidentes Sarney, Collor, Fernando Henrique e Lula para acompanhar os funerais do grande líder Mandela. É uma honra poder reunir todos os ex-presidentes num objetivo comum. O Estado brasileiro se une para honrar Mandela, exemplo que guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz. É uma demonstração de que as eventuais divergências no dia-a-dia não contaminam as posições do Estado Brasileiro”, disse a presidente em sua conta oficial no Twitter, onde é seguida por mais de 2 milhões de pessoas.
>> Zuma: morte de Mandela é uma perda sem precedentes para a África do Sul
>> Funeral de Nelson Mandela será no dia 15 de dezembro
>> Brasil decreta sete dias de luto pela morte de Mandela
>> Para Dilma, Mandela foi "personalidade maior do século XX"
>> Para Lula, morte de Mandela é perda de figura extraordinária
>> Líderes mundiais lamentam morte de Mandela
>> Presidentes latino-americanos ressaltam legado de Mandela
>> Leia frases do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela
>> Para FHC, Mandela foi figura única e quase um profeta
>> El País afirma que Brasil foi o país que cativou Mandela
>> Papa Francisco homenageia Mandela pela construção de uma nova África do Sul
Segundo a imprensa internacional, mais de 90 chefes de Estado do mundo devem participar das solenidades de sepultamento de Mandela. Os rituais se darão no estádio FNB, em Johannesburgo, que é o mesmo estádio onde Nelson Mandela assistiu à Copa do Mundo, em 2010.
Além de Dilma Rousseff e os ex-presidentes brasileiros, a presença dos presidentes Barack Obama (EUA), François Hollande (França) e Raúl Castro (Cuba) também são aguardadas pelo cerimonial do governo da África do Sul.