Acordo com Irã abre nova perspectiva, diz Obama

Em um evento em Beverly Hills, na Califórnia, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou que o acordo entre as potências mundiais e o Irã sobre o seu programa nuclear abre uma nova perspectiva no planeta, mostrando que com meios pacíficos e diplomacia é possível "afastar as nuvens que pairam sobre o Oriente Médio". 

"Essa é coisa certa a se fazer, para os Estados Unidos, para seus aliados, para Israel. Nenhuma opção será descartada, mas vou fazer tudo o que for possível para tentar resolver essas questões sem recorrer a conflitos militares", disse o mandatário.    

Segundo Obama, a decisão de retirar sanções impostas à economia iraniana não se baseia no que pode ser conveniente politicamente hoje ou amanhã, mas sim em uma séria avaliação do que é necessário para tornar seu país mais seguro. "Essa é a verdadeira responsabilidade que tenho como presidente dos Estados Unidos", acrescentou. Ele também declarou que foram essas mesmas sanções que levaram o Irã a sentar-se na mesa de negociações pela primeira vez em mais de uma década.