Paralisação do governo dos EUA não afetará emissão de vistos no Brasil

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou em nota, nesta terça-feira, que a paralisação do governo americano não trará nenhum impacto aos serviços consulares. Com isso, o processamento de vistos e os serviços oferecidos aos cidadãos americanos funcionarão no horário comercial, de acordo com o calendário normal de operação da embaixada. 

“Apesar de o governo dos Estados Unidos estar passando por um intervalo no orçamento público federal, não haverá impacto algum nos serviços consulares fornecidos pela embaixada dos Estados Unidos e seus consulados no Brasil”, afirma o governo americano na nota. 

Na noite desta segunda,a oposição republicana rejeitou a proposta de orçamento do governo e paralisou parcialmente a administração federal pela primeira vez em 17 anos.

O impasse entre congressistas democratas e republicanos em torno da aprovação da lei orçamentária para os próximos 12 meses resultou na paralisação parcial do governo americano a partir desta terça-feira. Mais de 800 mil funcionários públicos federais que atuam em setores considerados não essenciais serão orientados a ficar em casa por tempo indeterminado, sem receber salários.

Em uma carta publicada mais cedo no site do Departamento de Energia, Obama elogiou os trabalhadores federais por seu serviço, e afirmou que "vocês fazem tudo isso em uma clima político que, muitas vezes nos últimos anos, tem tratado vocês como um saco de pancadas".