ASSINE
search button

Rússia estuda incluir gays em grupo de risco

Compartilhar

Em meio a discussões sobre a Lei de Doação de Sangue na Rússia, a Duma, a Câmara Baixa do Parlamento, está avaliando incluir homossexuais novamente no grupo de risco, do qual saíram em 2008, impedindo que doem sangue.    

O idealizador da medida, Mikhail Degtyaryov, membro do nacionalista Partido Liberal Democrático da Rússia (LDPR), alega que 65% "dos pacientes infectados com HIV são homens gays". "Não se trata de discriminação, mas de uma medida relacionada à saúde", concluiu.    

Degtyaryov, que também atua como vice-presidente da Comissão Parlamentar de Ciência e Alta Tecnologia do Duma e concorre à Prefeitura de Moscou, anunciou outro projeto que prevê "aconselhamento voluntário anônimo" de psicólogos e sexólogos a homossexuais que desejem "voltar a ter uma vida normal, heterossexual, na qual vivem entre 95% e 99% dos russos".    

O Ministério de Saúde russo anunciou que estudará a questão "cuidadosamente", admitindo, no entanto, que "é preciso ter em mente a questão dos direitos humanos e seus riscos".    

A medida está sendo estudada poucos meses após ser estabelecida uma lei que proíbe qualquer ato de "propaganda homossexual" na presença de menores, considerada discriminatória por diversas organizações.