Novo embaixador do Brasil na ONU apresenta credenciais nesta terça-feira

O novo embaixador do Brasil junto às Nações Unidas apresenta, nesta terça-feira, suas credenciais ao secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Luiz Alberto Figueiredo Machado tem larga experiência com temas ligados às Nações Unidas. Ele começou sua carreira como assistente da Divisão da ONU no Itamaraty. Em 1986, o diplomata serviu como segundo secretário na Missão da organização, em Nova York.

Figueiredo Machado foi o negociador-chefe para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio + 20, realizada no Rio de Janeiro, no ano passado.

Ele deixou o cargo de subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia, para assumir o novo posto na ONU.

Especialista no tema, o embaixador dedicou as últimas duas décadas em defender a posição do Brasil em conferências internacionais sobre meio ambiente e desenvolvimento.

Luiz Alberto Figueiredo Machado  já trabalhou no Chile, no Canadá, nos Estados Unidos e na França, entre outros países.

O embaixador substituiu a ex-chefe da representação brasileira, Maria Luiza Ribeiro Viotti, que se tornou a embaixadora do Brasil na Alemanha. Carioca, 57 anos, Figueiredo Machado é formado em direito pela Uerj.