Lula defende processo de paz e políticas sociais do governo colombiano

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou apoio ao processo de paz negociado pelo governo colombiano com os guerrilheiros das Farc e as políticas sociais do presidente Juan Manuel Santos. “Pode haver uma ou outra pessoa que não queira a paz, mas não sei quem pode ganhar com um conflito, porque quem sempre perde é o povo”, declarou Lula.

Ao lado do presidente do país, Lula disse que a Colômbia é um país extraordinário. “Se vocês chegaram onde chegaram depois de 50 anos de conflito, penso que poderiam ir muito mais longe do que fizeram até agora. Por isso, muita sorte e que Deus te ajude neste esforço”, disse Lula a Santos.

Lula elogiou os programas sociais do governo Santos e disse que os esforços realizados pelo governo estão se refletindo em várias partes do país. “O governo Santos está vendo que investir nos pobres é a solução”, defendeu.

O presidente colombiano agradeceu, lembrando que a Universidade de Oxford, em Londres, realizou estudo sobre o combate à desigualdade na Colômbia. “Estamos sendo reconhecidos como um dos países com melhores políticas sociais. Eu simplesmente digo que isso aconteceu por que segui o exemplo do presidente Lula”, disse Santos, devolvendo os elogios ao brasileiro.