Colômbia: Santos dá sinais de que pretende se reeleger

"Quero dizer  que desejo que as políticas que temos promovido continuem", afirmou

Por

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, deu sinais claros de que pretende se reeleger ao cargo e disse que deve apresentar sua candidatura até novembro. "Para evitar suspeitas, quero dizer nesta ocasião que sim, desejo, de forma clara e firme, que as políticas que temos promovido continuem além de 7 de agosto de 2014", data em que o novo governo deve tomar posse, declarou. 

Santos reiterou sua vontade de que a política de segurança promovida pelo país, que, segundo ele, "deu os golpes mais duros nos grupos rebeldes e de criminosos em toda nossa história", seja reeleita. 

O presidente deu início, no final do ano passado, a negociações de paz com o grupo rebelde Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). "Com esta mesma clareza, lhes digo que serei respeitoso com as regras do jogo e, portanto, não tomarei nenhuma decisão formal sobre meu futuro até a data indicada na lei", explicou o mandatário.

De acordo com a legislação local, o chefe de Estado em exercício que quiser se reeleger deverá anunciar com seis meses de antecedência e de maneira formal sua aspiração diante das autoridades eleitorais. As eleições devem acontecer em maio do próximo ano.