O papa Francisco e o papa emérito Bento XVI rezaram juntos nesta quinta-feira (2), na capela do mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Esse foi o segundo encontro oficial dos dois Pontífices, sendo que o primeiro ocorreu em 23 de março.
O mosteiro será, a partir de hoje, a residência oficial de Bento XVI, que voltou pela primeira vez ao Vaticano desde fevereiro, quando encerrou seu pontificado.
O Papa Emérito chegou de helicóptero por volta das 16h45 locais (11h45 no horário de Brasília) acompanhado pelo seu ex-secretário particular e prefeito da Casa Pontifícia, monsenhor Georg Gaenswein.
Os dois foram recebidos pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone. Em seguida, Gaenswein e Bento XVI se transferiram, de carro, para o mosteiro, onde o papa Francisco "lhes deu as boas-vindas com grande e fraterna cordialidade", de acordo com a Santa Sé. Eles rezarem "por um breve momento" na capela do monastério.
Desde fevereiro, Bento XVI estava vivendo na residência pontifícia de Castel Gandolfo porque o mosteiro Mater Ecclesiae passava por uma reforma.