Entenda os principais pontos sobre a renúncia do papa

Brasília - A renúncia do papa Bento XVI, de 85 anos – que será oficializada amanhã (28) – provocou uma série de perguntas. As mais frequentes se referem ao futuro do papa, como ele se chamará, como irá vestir e onde irá morar. Pelas indicações do próprio Bento XVI e entrevistas do porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi, há respostas para essas questões. Joseph Ratzinger será chamado de papa emérito, vestirá roupas simples na cor branca e irá morar em um mosteiro, no Vaticano, ficando isolado do mundo em oração.Veja abaixo as respostas das principais dúvidas:

>> Qual é o nome que Joseph Ratzinger adotará após o dia 28 de fevereiro de 2013?

Após a renúncia amanhã (28), ele vai receber o título de Sua Santidade Bento XVI, papa emérito, ou Sua Santidade Bento XVI, pontífice romano emérito. A decisão foi anunciada pelo porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

>> Que roupas e sapatos Bento XVI passará a usar, depois de deixar o pontificado?

Ele usará vestes na cor branca: a túnica tradicional dos religiosos, mais simples e sem manto. Os sapatos vermelhos, usados pelos papas, serão substituídos por marrons.

>> O que ocorrerá com o anel usado pelo papa no dedo anular da mão direita?

Um dos símbolos do papa, o anel do pescador, será destruído. O anel do pescador é dado ao papa quando ele é coroado. O anel, de ouro, tem o nome do papa e, em alto relevo, o apóstolo Pedro pescando sobre uma barca. Quando o papa morre, o anel é retirado na presença do Colégio dos Cardeais e, em seguida, é quebrado, simbolizando o fim do pontificado.

>> Onde Joseph Ratzinger passará a morar, após a renúncia?

Ratzinger passará a viver, inicialmente, nos próximos dois meses, em Castel Gandolfo, que é a residência de verão dos papas. Em seguida, ele vai morar no Mosteiro Mater Ecclesia, na região do Vaticano.

>> O que ocorrerá com os documentos elaborados nos oito anos de Bento XVI como papa?

Alguns documentos, considerados pessoais, serão levados por ele para a nova residência. Outros irão para os arquivos do Vaticano. Não foram esclarecidos quais documentos serão remetidos aos arquivos do Vaticano.

>> Como será o futuro de Joseph Ratzinger após a renúncia?

Dias depois de anunciar a decisão de renunciar, ele disse que pretende “se retirar completamente da vida pública” e permanecerá  “escondido do mundo”, mas “em oração”. "Mesmo que eu esteja me retirando em oração, sempre estarei perto de todos vocês, mesmo que permaneça escondido do mundo", disse na ocasião