Amizade de namorada de Pistorius com astro do rúgbi é investigada

Autoridades sul-africanas investigam relacionamento com Francois Hougaard

Segundo o jornal Daily Mirror, autoridades sul-africanas investigam a "amizade próxima" que existia entre Reeva Steenkamp, modelo que foi morta a tiros pelo namorado, o campeão paralímpico Oscar Pistorius, e o jogador de rúgbi Francois Hougaard. A suspeita é que Pistorius e Reeva tenham brigado na noite do crime por ciúmes do paratleta em relação ao amigo da namorada.

Com as especulações envolvendo seu nome crescendo na África do Sul, Hougaard, 24 anos, ficou fora da partida de seu time de rúgbi, o Vodacom Bulls, na sexta-feira. A história foi ventilada de forma inusitada: a asessora pessoal do ex-presidente Nelson Mandela, Zelda la Grange, escreveu em seu Twitter: "alguém ouviu rumores sobre um jogador de rúgbi estar envolvido de alguma forma? Todos nós ouvimos".

Reeva e Hougaard possuem o mesmo agente e são amigos há "vários anos", segundo o Mirror, e já teriam se envolvido romanticamente no passado. Pouco após a morte da modelo, o jogador de rúgbi publicou no Twitter uma foto em que apareciam os dois, ao lado de Pistorius e outros amigos, em uma refeição. "Tempos mais felizes com pessoas especiais. Sentimos muito a sua falta, Reevs", dizia a legenda.

A assessoria de Hougaard já declarou que o jogador não se pronunciará sobre o caso porque as investigações ainda estão em progresso, e ele não tem "nada a ver com a história". Oscar Pistorius foi acusado de assassinato premeditado após disparar quatro tiros contra Reeva Steenkamp na última quinta-feira, em sua casa na África do Sul. A primeira versão, já descartada pela polícia, seria de que o paratleta confundiu a namorada com um ladrão.