Brasil terá capacidade para emitir 2 milhões de vistos aos EUA  

O embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, disse nesta terça-feira em Porto Alegre que a projeção de 1 mil vistos emitidos por dia no novo consulado que será instalado na capital gaúcha é conservadora. “Acho que 1 mil visto por dia é conservador. Vai aumentar. No ano passado emitimos 1 milhão de vistos, mas estamos construindo capacidade para emitir 2 milhões de vistos”, disse o representante da diplomacia americana no Brasil.

Segundo Shannon, a abertura do novo consulado deve ocorrer até 2014, mas até o final de 2013, deve ser aberto um posto para renovação de vistos e para pessoas com mais de 60 e menos de 16 anos de idade. Em março, um funcionário americano desembarca em Porto Alegre para acompanhar o andamento das obras da nova unidade diplomática, que deve contar com entre 15 a 20 funcionários americanos, e outros 60 a 70 brasileiros.

De acordo com o embaixador, os consulados estão sendo fechados em todo o mundo, apenas o Brasil e a China estão recebendo novos postos. Segundo ele, existe um grupo de trabalho americano que está trabalhando com o Itamaraty para acabar com a exigência de vistos para brasileiros e americanos. As exigências são que ao menos 97% dos brasileiros tenham conseguido o visto, além de uma série de quesitos relativos a troca de informações sobre os viajantes.

“Depois dos ataques terroristas de 11 de Setembro nosso consulado redefiniu nosso programa de obtenção de vistos, e apresentaram série de requisitos que cada país deve atender antes de entrar no programa. Um desses aspectos tem a ver com a possibilidade de solicitantes, que deve ser de 97%, o Brasil está em 95%, então logo deve cumprir. A outra coisa devem ser acordos políticos, entrega de informação da pessoa que viaja”, afirmou.