Guatemala deporta o maior traficante do país para os Estados Unidos

O governo da Guatemala deportou para os Estados Unidos o suposto narcotraficante, Walter Overdick, acusado de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, informaram fontes oficiais.    

Overdick, conhecido como "El Tigre", enfrentará um processo judicial na cidade de Nova York por levar várias toneladas de cocaína entre 1991 e 2011 para os Estados Unidos.    

A Administração de Controle de Drogas dos Estados Unidos (DEA), confirmou que Overdick dirigiu operações de tráfico e drogas, transferindo para este país 1,200 quilos de cocaína em 2002, e outros carregamentos em anos anteriores.    Construiu pistas de aterrissagem de aviões para facilitar a passagem e transferência de cocaína procedente da América do Sul ao México e em seguida aos Estados Unidos.    

A Corte do Distrito de Nova York solicitou a extradição em janeiro de 2012, acusando Overdick como um dos maiores narcotraficantes na Guatemala.    

Autoridades da Guatemala prenderam Overdick em 3 de abril deste ano em uma casa localizada em San Lucas Sacatepéquez, a 30 quilômetros ao oeste da capital.    

Overdick é originário de Cobán, Alta Verapaz, e o vinculam com o grupo de narcotraficantes chamado "Los Zetas" que atua nesta região.