Rainha Elizabeth II ganha tablet de presente: e não é um iPad

A rainha Elizabeth II, da Inglaterra, tem um tablet. Mas não é um iPad da Apple, e sim um Samsung Galaxy Tab 10.1. O aparelho foi uma presente em comemoração aos 60 anos do reinado da monarca. As informações são do Huffington Post.

"A natureza digital do projeto exigia um dispositivo digital com que presentear a majestade, e a rainha poderá apertar 'play' no tablet para assistir os vídeos das melhores contribuições à cápsula do tempo do jubileu", afirmou Danny Sriskandarajah, diretor da Sociedade Real da Casa dos Comuns, à BBC

Entre as celebrações do jubileu de diamante da rainha, o projeto Jubilee Time Capsule(cápsula do tempo do jubileu, em tradução livre) reuniu 150 Gb fotos, vídeos e outras memórias das seis décadas em que a rainha esteve na cadeira mais alta do poder britânico. O conteúdo foi coletado colaborativamente a partir da contribuição de mais de 37 mil pessoas em 66 países diferentes.

O príncipe Harry e o campeão olímpico sul-africano Oscar Pistorius estão entre os grandes nomes que colaboraram com histórias para a coleção digital. Só do casamento real foram mais de 200 pessoas contribuindo. Os distúrbios em Londres, assim como os feitos de Alan Turing - considerado pai da computação moderna - também entram na lista de eventos recordados.

A Sociedade Real de Fotografia e a Biblioteca Real, entre outras organizações, também selecionaram conteúdos para integrar o acervo, em complemento às contribuições enviadas pelo site oficial do projeto. A página vai continuar e disponibilizar ao público em geral o mesmo conteúdo que a rainha recebeu em seu tablet - e também o material enviado que não foi selecionado para o presente à monarca.