As autoridades mexicanas liberaram, após pagamento de fiança, oito estudantes de escolas para formação de professores de ensino infantil no estado de Michoacán, presos por provocarem distúrbios em protestos na semana passada.
Os alunos, que tiveram que pagar uma fiança de 7 mil pesos (cerca de R$ 1 mil) cada um, são acusados de roubar e queimar carros, depois que a policia de estado os obrigou a deixar três escolas que haviam ocupado à força.
Os jovens protestavam contra a modificação do plano de estudos das escolas normais (colégios para docentes) para incluir como matérias obrigatórias inglês e tecnologias da informação.
Os jovens deixaram a prisão Francisco J. Múgica, da cidade de Morelia, capital do estado. Eles poderão aguardar o processo judicial em liberdade, assim como os outros 41 estudantes que foram liberados na semana passada.
Ainda ontem, uma comissão de estudante retomou a negociação, suspensa na terça-feira passada com representante do ministério da Educação Pública e do governo de Estado.
A detenção dos estudantes desencadeou manifestações e protestos em várias cidades do país.