ASSINE
search button

FAO presta tributo a ex-senador americano George McGovern

Compartilhar

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, emitiu uma nota de pesar pela morte do ex-senador americano George McGovern.

O ex-congressista, 90 anos, morreu na manhã do domingo, após lutar com uma saúde precária, num hospital do estado de Dakota do Sul.

O diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, disse que McGovern era "um defensor incansável do fim da fome no mundo".

Graziano da Silva lembrou que o ex-senador formulou legislações sobre o combate à fome que beneficiou mulheres carentes, crianças e até bebês. McGovern também advogou em favor de merendas escolares nos Estados Unidos e no exterior.

McGovern foi nomeado o primeiro diretor do Programa Americano de Alimentação para a Paz, pelo presidente John Kennedy, em 1960.

De acordo com a FAO, McGovern teve um papel decisivo na criação do Programa Mundial de Alimentos, PMA, em 1963. Ele também trabalhou com embaixador americano junto à FAO no fim dos anos 90.

George McGovern foi senador pelo Partido Democrata até 1981. Em 1972, ele concorreu a presidente dos Estados Unidos e teve como rival Richard Nixon.