ASSINE
search button

Venezuela: Erros em cédula podem fazer Capriles perder votos

Compartilhar

No domingo, o eleitor venezuelano não terá apenas uma opção de voto, mesmo que já tenha decidido votar em Hugo Chávez ou Henrique Capriles - ou ainda nos candidatos nanicos -, mas sim múltiplas. Para ser preciso, a cédula venezuelana traz 12 vezes a imagem do atual presidente e 22 vezes a de seu principal adversário. Isso ocorre porque os dois candidatos são apoiados por amplas coligações partidárias e cada partido presente na aliança aparece representado na cédula com o rosto do candidato apoiado.

No entanto, cinco dos partidos que davam sustentação a Capriles retiraram esse apoio recentemente, o que representa que os votos endereçados a eles não valerão para o oposicionista. No caso de quatro deles, Manos Por Venezuela, CambioPana, Piedra y Vanguardia Bicentenaria Republicana, serão nulos.

Um grande problema de perda de votos para Capriles pode ocorrer porque o primeiro a aparecer na cédula, o Unidad Democrática, também retirou seu apoio, e passou a apoiar a candidata nanica Reina Sequera, do Poder Laboral. Consequentemente, Sequera receberá os votos destinados ao Unidad Democrática.

Como o desenho das cédulas foi finalizado em julho, as recentes mudanças não estarão visíveis nas eleições de domingo. Para tentar contornar isso, o Conselho Nacional de Eleição (CNE) enviará erratas para serem colocadas em locais visíveis nas seções eleitorais, informa o site Venezuela Al Día.