Um dos mais antigos ministros do governo indiano, Sriprakash Jaiswal, responsável pela pasta da mineração, pediu desculpas públicas nesta quarta-feira após afirmar que "mulheres perdem o encanto com a idade". A repercussão do comentário gerou protestos em todo o país. As informações são da BBC.
Jaiswal alegou que estava apenas brincando e disse que sua declaração foi mal interpretada por estar fora do contexto. O ministro estava em um encontro com poetas e teria se expressado "artisticamente".
O comentário que ofendeu associações femininas indianas foi uma comparação entre casamentos e esportes. Ao se referir a uma vitória da seleção indiana contra os rivais paquistaneses em um torneio de críquete, o ministro disse: "novas vitórias e novos casamentos, os dois têm certa importância. Mas, conforme o tempo passa, a vitória se torna velha. Com o tempo, as mulheres também se tornam velhas. Perdem o encanto com a idade, o charme não se sustenta".
Líder da Comissão Nacional Feminina, entidade governamental que defende os interesses das mulheres, Mamta Sharma classificou a declaração como "muito infeliz". Diversos grupos feministas e partidos rivais também emitiram comunicados sobre o assunto. Entre outros adjetivos, Jaiswal foi chamado de "machista" e "insensível".