Dilma realiza reunião bilateral com presidente da Comissão Europeia 

Nova York - A presidente Dilma Rousseff, em visita a Nova York para participar da Assembleia Geral da ONU, vai se reunir às 16h15 desta segunda-feira com o presidente da Comissão Europeia, José Durão Barroso, informou a Secretaria de Imprensa da Presidência da República, sem adiantar detalhes da agenda da reunião. A secretaria informou também que existe a possibilidade de Dilma se reunir com o ex-presidente americano Bill Clinton, a pedido deste. Outra possibilidade é uma reunião bilateral com o presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono.

Dilma convocou os ministros para um café da manhã hoje e está trabalhando com eles no discurso que proferirá terça-feira na Assembleia Geral das Nações Unidas, disseram representantes da Secretaria de Imprensa a jornalistas reunidos no hotel St. Regis, onde a presidente está hospedada.

Dilma chegou a Nova York no domingo por volta das 7h (horário local). Ela deixou o hotel por volta das 9h sem dar entrevista e almoçou no Cafe Bouloud, na 76ª rua, voltando para o hotel por volta das 15h. O Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, realizou diversas reuniões bilaterais com outros chanceleres, como o dos Emirados Árabes Unidos e da Alemanha, disseram representantes da Secretaria de Imprensa.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Tovar Nunes, disse que existe uma expectativa entre as autoridades da ONU de que o Brasil apresente uma voz moderada no ambiente multilateral da ONU.