LONDRES - A Scotland Yard envolveu-se hoje em uma polêmica depois que um policial britânico revelou acidentalmente um plano secreto para prender o criador do WikiLeaks, Julian Assange, "sob qualquer circunstância" no caso dele deixar a Embaixada de Quito em Londres, onde está asilado.
O agente da Polícia Metropolitana foi fotografado nesta sexta-feira com o documento que detalhava todas as formas possíveis que Assange tem para escapar do edifício onde está há mais de dois meses.
O australiano, que busca evitar ser extraditado para a Suécia por denúncias de abusos sexuais contra duas mulheres, obteve na semana passada o asilo político do Equador, embora a Grã-Bretanha se negue a conceder a ele o salvo-conduto para viajar para Quito.
O documento secreto, registrado por um fotógrafo da agência local de notícias Press Association enquanto estava nos arredores da sede diplomática, revelou "o resumo da posição atual de Assange".
O documento destacava a possibilidade do australiano ser detido inclusive se saísse em um carro diplomático, em uma caixa protegida por imunidade, ou se os simpatizantes do criador do WikiLeaks iniciassem um tumulto fora da Embaixada para encobrir a fuga de Assange.