Ex-presidente colombiano diz que Hugo Chávez é covarde

O ex-presidente da Colômbia Álvaro Uribe (2002-2010) disse que o mandatário venezuelano, Hugo Chávez, é "covarde" e que ele só o insultava "à distância".    

Uribe se manifestou por meio de sua conta no microblog Twitter e disse que frente a frente Chávez "desmaiava, ficava com pernas tremendo e perdia a cor".    

Dessa forma, o ex-presidente colombiano respondeu a Chávez, que mais cedo afirmou que Uribe não foi homem para lançar um ataque militar em território venezuelano em sua perseguição contra as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).    

"Não lhe faltou tempo [para promover a ação militar], mas sim, c.... Além disso, atrás dele estava a mão da direita imperial tentando gerar uma guerra", disse o governante venezuelano, em referência a uma suposta influência norte-americana no governo do país vizinho.    

Na segunda-feira, o ex-chefe de Estado tinha dito que "faltou tempo" em seu mandato para realizar uma operação militar na Venezuela contra possíveis acampamentos de guerrilheiros das Farc.    

Durante o governo de Uribe, aliado dos EUA, as relações com a Venezuela foram marcadas por momentos de tensão e troca de acusações. Os dois países chegaram a romper as relações diplomáticas.