Honduras registra uma morte violenta a cada 74 minutos 

A Comissão Nacional de Direitos Humanos de Honduras calcula que o país registre uma morte violenta a cada 74 minutos. Para os especialistas, a violência é gerada por crimes políticos e grupos organizados oriundos do México. No ano passado, Honduras registrou a maior taxa de assassinatos no mundo - com 86 mortes por 100 mil habitantes. Em 2010, eram 82. O país tem 8 milhões de habitantes

Na Grã-Bretanha, a taxa é de uma pessoa morta para 100 mil habitantes, no México, o número é 18 mortos por 100 mil habitantes. Em 2009, o golpe contra o governo do então presidente Manuel Zelaya gerou uma onda de assassinatos políticos. Paralelamente, os cartéis de drogas e armas, oriundos do México, estão se estabelecendo no Sul de Honduras.

Com base em dados da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2010, o Brasil ocupa a sexta oposição noranking de mortes violentas no mundo, registrando 22,7 assassinatos para 100 mil habitantes. Na América Latina, o Brasil está atrás de Honduras, El Salvador, Venezuela, Guatemala e Colômbia.

Depois do Brasil, aparecem Panamá, México, Nicarágua, Argentina, Estados Unidos e Canadá.