Indonésia emite novo alerta de tsunami após réplica de 8,2 graus 

Uma forte réplica de 8,2 graus na Escala Richter atingiu a ilha de Sumatra, nesta terça-feira, cerca de duas horas após um primeiro terremoto de 8,6 graus ser sentido na região, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês). 

Inicialmente, a agência geofísica da Indonésia havia informado que o tremor era de 8,8 graus. O governo local emitiu um novo alerta de tsunami.

De acordo com a USGS, o epicentro da réplica está localizado 476 km a oeste de Sinabamg, na Indonésia. Este novo terremoto ocorreu às 7h43 de Brasília.

O primeiro terremoto de 8,6 graus de magnitude foi registrado às 5h38 de Brasília. O epicentro foi localizado a 435 km a sudoeste de Banda Aceh, capital da província de Aceh, a uma profundidade de 23 km. O Centro de Alertas para Tsunami no pacífico prontamente emitiu um alerta para toda a região do Oceano Índico. Até o momento, não há informações sobre a chegada de tsunamis a nenhum país.

A região atingida é a mesma onde outro terremoto formou o tsunami que em 2004 matou cerca de 230 mil pessoas em uma dúzia de países banhados pelo Oceano Índico. A Indonésia faz parte do chamado Anel de Fogo do Pacífico e sofre cerca de sete mil tremores todos os anos, a maioria deles de baixa magnitude.