Rick Santorum diz que leva nomeação se ganhar primária republicana  de Illinois 

O ex-senador Rick Santorum garantiu que uma vitória na primária no Estado de Illinois resultará em sua nomeação como candidato presidencial do Partido Republicano nos Estados Unidos, de acordo com informações da NBC News .

O Estado de Illinois é considerado um local favorável ao candidato Mitt Romney, que deve ter uma votação maior em Chicago e seus subúrbios, territórios considerados desfavoráveis a Santorum, principalmente devido ao seu conservadorismo, diz a NBC. No entanto, Santorum ainda espera que no sul do Estado consiga uma votação expressiva.

Santorum disse ainda que já se sente em campanha para a presidência. Segundo o candidato, ele sente que já está concorrendo com Barack Obama nas primárias, porque Mitt Romney supostamente teria as mesmas posições que Barack Obama nesta fase da campanha.

A lei sobre o sistema de saúde que Romney assinou como governador de Massachusetts é a questão que Santorum vem martelando com mais frequência na sua campanha. Conforme Santorum, a lei é similar às propostas do presidente dos EUA e, por isso, impede Romney de questionar as mudanças no sistema de saúde do país assinadas em 2010. Ainda segundo Santorum, o setor de energia é outro problema, pois Romney teria a mesma posição de Obama em relação à política de combustíveis.

Em relação aos comentários de Santorum, o porta-voz da campanha de Romney afirmou que o ex-senador têm experiência zero em criação de empregos e que a economia do país não vai melhorar com a substituição de um ex-senador sem experiência na questão, em referência ao presidente Barack Obama, por outro que nunca criou novas vagas.