Colômbia: exército encontra 3 toneladas de explosivos em acampamento 

Mais de três toneladas de explosivos e armas foram encontradas pelo Exército da Colômbia em uma selva do departamento (província) de Caquetá (sul), dentro de um acampamento abandonado da guerrilha comunista FARC, informou neste domingo o Exército colombiano à AFP.

"Na tarde de sexta-feira, durante um exercício de controle e revista do Comando Específico de Caguán, no município de Cartágena del Chairá, foi encontrado um carregamento que pertencia à companhia ''Rodolfo Tanas'' do Bloco Sul das FARC", informou à AFP um porta-voz da Força de Tarefa Õmega.

De acordo com o levamentamento feito pelo exército, foram encontradas 3.214 barras de explosivo pentolite - de uma libra cada um -; mais 1.607 quilos de pentolite puro; 250 granadas; 3 canecas - com capacidade de 5 galões - cheias de munição; 8 fuzis AK, 2 fuzis Fal, entre outros armamentos.

O porta-voz do exército destacou o trabalho de inteligência militar da Força de Tarefa Õmega.

As FARC, a principal guerrilha da Colômbia, realiza há 47 anos uma sangrenta luta contra o Estado colombiano e atualmente conta com 9.000 combatentes, segundo o Ministério da Defesa.