Presidente israelense envia mensagem de paz ao povo iraniano 

O presidente israelense, Shimon Peres, enviou nesta quarta-feira uma mensagem de paz ao povo iraniano em um discurso no Parlamento, apesar de décadas de inimizade entre os dois países.

"Não nascemos para ser inimigos e não há necessidade alguma de viver como inimigos", afirmou Peres. "Não deixem a bandeira da hostilidade cobrir com sua sombra nossa herança histórica", acrescentou.

Israel acusa há anos o Irã, que considera seu principal inimigo, de tentar obter armas nucleares, algo que Teerã desmente.

Nestas últimas semanas os rumores sobre um possível ataque israelense contra instalações nucleares iranianas se multiplicaram, alimentados por declarações de dirigentes israelenses e de editoriais da imprensa internacional.

Na semana passada, o guia supremo iraniano, o aiatolá Ali Khamenei, classificou novamente o "regime" de Israel de "perigoso tumor que deve ser extirpado". "A partir de agora vamos apoiar todo grupo que combata o regime sionista", acrescentou.

Antes da revolução islâmica de 1979, na época dos regimes dos xás, Israel e Irã mantinham estreitas relações, em especial no setor militar.