Nova York busca facilitar visto para turistas do Brasil 

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse nesta quinta-feira que sua gestão trabalhará com os congressistas americanos para "facilitar" a obtenção de vistos de turista para cidadãos do Brasil, China e Índia, afirmando que a atual política afeta o emprego na cidade.

"Há inúmeros turistas estrangeiros que desejam vir a nossa cidade e enfrentam tremendas dificuldades para obter um visto. Esta problema não afeta apenas eles; está nos custando empregos aqui", disse Bloomberg em seu discurso do "Estado da Cidade", no bairro do Bronx.

"Este ano trabalharemos com os senadores (Charles) Schumer e (Kirsten) Gillibrand (ambos democratas por Nova York) para facilitar a obtenção de vistos de turistas, especialmente para as pessoas procedentes de mercados em crescimento como Índia, China e Brasil", destacou Bloomberg.

O prefeito, um enérgico defensor da reforma migratória nos Estados Unidos, assinalou que "milhões de pessoas em todo o mundo desejam visitar Nova York e gastar dinheiro nos hotéis, restaurantes, lojas e atrações".

Atualmente, para um cidadão brasileiro obter o visto de turistas nos Estados Unidos é preciso preencher um formulário online e realizar uma entrevista no consulado americano mais próximo.

Em setembro passado, Bloomberg criticou a política de vistos dos Estados Unidos que impede a permanência de trabalhadores qualificados no país, assinalando que a medida representava um "suicídio nacional".