Navio de guerra britânico é enviado ao Golfo

A Grã-Bretanha enviou seu mais recente navio de guerra ao Golfo para realizar uma primeira missão, prevista há mais de um ano, mas que se realiza em um contexto de tensões entre as potências ocidentais e o Irã com relação ao estreito de Ormuz.

O navio "Daring" irá se unir aos outros barcos militares britânicos que se encontram na região, anunciou neste sábado o ministério britânico de Defesa.

A marinha britânica "possui uma presença contínua" no Golfo "há muitos anos", disse um porta-voz do ministério, dizendo que o Daring "substitui a uma fragata atualmente na zona e que se trata de uma ação rotineira e prevista há muito tempo".

O anúncio acontece num momento em que a tensão se intensifica entre as potências ocidentais e o Irã, após novas sanções a esse país e as ameaças das autoridades iranianas de fechar o estreito de Ormuz, pelo qual transita aproximadamente 35% do tráfico petroleiro marítimo mundial.

O Daring, cuja formato dificulta sua identificação por radares, é o primeiro de seis novos destroyer (contratorpedeiros) que substituirão os navios britânicos que estão a serviço desde os anos 1970.