ASSINE
search button

ONU emite nota de pesar pela morte de ex-líder tcheco Vaclav Havel 

Compartilhar

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, emitiu uma nota de pesar pela morte do ex-presidente da República Tcheca, Vaclav Havel. O ex-líder morreu no domingo após uma longa batalha contra problemas de saúde. Havel, que foi o primeiro presidente da República Tcheca, renunciou em 2003, por causa de complicações respiratórias graves.

De acordo com a mídia local, ele teve parte de um dos pulmões removida por causa de um câncer. Há apenas dois anos, o ex-presidente se submeteu a uma cirurgia na garganta, mas o seu quadro teria piorado.

Em nota,  Ban afirmou que está “profundamente triste” com a morte do ex-presidente. Segundo ele, Vaclav Havel representava a “voz moral de seu país e de sua época”.

O secretário-geral da ONU lembrou ainda que Vaclav Havel viveu de forma verdadeira como poucos tiveram a ousadia de fazê-lo. Para Ban Ki-moon, o ex-presidente da República Tcheca deve ser lembrado pela sua coragem e inspiração.

Ele deu os pêsames à família de Havel e ao povo da República Tcheca.

Segundo agências de notícias, o ex-presidente morreu em casa. Ele deve ser enterrado com honras de Estado na sexta-feira.