Casal Obama acende árvore de Natal da Casa Branca

O presidente Barack Obama e sua família acenderam nesta quinta-feira a tradicional árvore de Natal no centro de Washington, seguindo uma tradição dos líderes americanos que remonta a 1923.

"Há 89 anos, os presidentes americanos se reúnem para acender a árvore de Natal nacional", recordou Obama diante de milhares de pessoas reunidas no parque Elipse, em torno da Casa Branca.

"Este ano é especial. Temos uma árvore nova", destacou Obama. Em fevereiro passado, uma tormenta derrubou o abeto anterior, plantado em 1978. "A última árvore esteve por aqui por mais de 30 anos (...) e sabemos que esta tradição é muito mais importante que uma árvore", disse o presidente.

"Nesta época de festas, insistimos novamente nos laços que nos unem, como membros de uma mesma família, como vizinhos e como americanos, não importa nossa cor, crença ou religião. Nesta época lembramos que somos uma família".

O botão para acender a árvore de Natal foi pressionado por Michelle Obama, pelas filhas Sasha e Malia, e por Marian Robinson, mãe do presidente, provocando gritos da multidão.

"É uma nova árvore. Ainda não está tão grande como a anterior, vai levar tempo para crescer, mas vamos manter o espírito e começar agora mesmo com uma nova tradição", disse Obama.