Principais cidades de Portugal ficarão sem transporte público nesta terça

Brasília – As principais cidades de Portugal ficarão hoje (8) sem transporte público por causa de uma greve de funcionários que reagem à decisão do governo de promover a fusão de algumas empresas. A paralisação atinge ônibus e metrô.

Porém, o presidente da Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações (Fectrans), Vítor Pereira, disse que há um esforço da categoria para reduzir os danos causados à população, com a opção por paralisações em horários alternados. “Há uma revolta enorme entre os trabalhadores por causa das medidas que o governo quer impor”, disse ele.

Pereira disse ainda que a adesão à greve será ampla e atingirá cidades como a capital, Lisboa, e o Porto. O motorista de táxi de Lisboa Sebastião Mesquita disse que sua impressão é que as pessoas, sabendo da paralisação, saíram mais cedo para trabalhar.

A estudante universitária Ana Gomes confirmou que saiu mais cedo de casa para dar tempo de assistir às aulas. Mas, segundo ela, esbarrou na dificuldade de acesso à univerisidade, que fica distante e a obriga a usar uma condução.