Calendário das eleições presidenciais americanas

Do início das primárias que inauguram o processo para selecionar o candidato republicano que enfrentará Barack Obama nas urnas e até a posse do novo presidente eleito, em janeiro de 2013, vão transcorrer mais de 12 meses.

Do lado democrata, Obama, candidato à reeleição, deve ser designado sem muitas dificuldades pelos eleitores do partido em setembro.

Para eleger um candidato republicano, alguns estados celebrarão os chamados "caucus" (simples reuniões de eleitores que se agrupam por afinidades), e outros primárias (votações clássicas com cédulas de voto).

Estas são as principais datas, ainda suscetíveis de modificação, deste longo calendário eleitoral:

- 3 de janeiro de 2012: primeiro "caucus" no Iowa (centro), que dará início ao processo que pretende desempatar os oito candidatos republicanos na corrida para a Casa Branca.

- 10 de janeiro (data a confirmar): New Hampshire (nordeste) organiza as primeiras primárias republicanas do país. A lei deste pequeno Estado estipula que sua votação deve ser, no mínimo, uma semana antes das seguintes.

- 21 de janeiro: primárias da Carolina do Sul (sudeste).

- 31 de janeiro: primárias da Flórida (sudeste). Os republicanos da Flórida insistiram nesta data em setembro passado, obrigando a outros estados como o Iowa a avançar um mês sua votação.

- 4 de fevereiro: "Caucus" em dois estados: Nevada (oeste) e Maine (nordeste).

- 6 de março: uma dúzia de estados organizam suas primárias ou seus "caucus" durante a tradicional "superterça", entre os quais se destacam Massachusetts (nordeste) e Texas (sul).

- 10 de março: "Caucus" do Kansas (centro) e designação dos candidatos republicanos nos territórios americanos de Guam e Ilhas Virgens e no Estado livre associado de Porto Rico.

- 3 de abril: a capital federal Washington, Maryland (leste) e Wisconsin (norte) organizam suas eleições primárias.

- 24 de abril: primárias em cinco Estados entre os quais Nova York (nordeste) e Pensilvânia (nordeste).

- 5 de junho: primárias em cinco estados, entre eles a Califórnia (oeste).

- 26 de junho: primárias em Utah (oeste).

- 27 a 30 de agosto: convenção nacional do Partido Republicano em Tampa Bay (Flórida) para designar formalmente o candidato que enfrentará Barack Obama em novembro de 2012.

- 3 a 6 de setembro: convenção nacional do Partido Democrata em Charlotte (Carolina do Norte, sudeste), que deve formalizar a candidatura de Barack Obama para concorrer nas eleições presidenciais com o objetivo de conseguir um segundo mandato na Casa Branca.

- 6 de novembro: eleições presidenciais.

- 17 de dezembro: proclamação oficial dos resultados pelo "Colégio Eleitoral".

- 20 de janeiro de 2013: posse do presidente eleito dos Estados Unidos.