ASSINE
search button

Exército israelense diz que é bom o estado de saúde do soldado Gilad Shalit

Compartilhar

O estado de saúde do soldado israelense Gilad Shalit, libertado nesta terça-feira depois de cinco anos como prisioneiro na Faixa de Gaza, é bom e satisfatório, informou o Exército hebreu.

"Segundo os primeiros resultados dos exames médicos que fizemos na base de Amitai (perto de Gaza), consideramos que o estado de saúde de Gilad Shalit é bom e satisfatório", afirmou o porta-voz do Exército, general Yoav Mordechai.

Shalit, prisioneiro há cinco anos em Gaza, foi libertado nesta terça-feira ao mesmo tempo que 477 palestinos detidos em Israel, primeiro grupo dos 1.027 que o governo israelense aceitou trocar pelo militar.

O comboio de prisioneiros palestinos entrou na Faixa de Gaza pouco antes do meio-dia. Três veículos do braço armado do movimento Hamas, seguido por um da Cruz Vermelha, abriam passagem para oito ônibus.

Na Cisjordânia, um comboio de vários ônibus com palestinos liberados seguia para a cidade de Ramallah, onde devem ser recebidos pelo presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas.

Na chegada a Rafah, onde eram esperados por centenas de parentes e autoridades, incluindo o chefe de Governo de Gaza, Ismail Haniyeh, os ex-prisioneiros saudaram a multidão antes de descer dos ônibus.