Arábia: rei Abdullah é hospitalizado em Riad para cirurgia

O rei Abdullah da Arábia Saudita foi hospitalizado em Riad para se submeter a uma nova cirurgia nas costas, anunciou na noite deste domingo a agência oficial SPA.

O soberano saudita, de 87 anos, foi submetido no ano passado, nos Estados Unidos, a duas cirurgias devido a uma hérnia de disco. Desta vez ele é operado "por causa de um afrouxamento do ligamento estabilizador ao redor da terceira vértebra", segundo a agência.

O gabinete real anunciou na terça-feira que o monarca estava sofrendo de um problema nas costas e que seria operado nos próximos dias em Riad.

O rei Abdullah foi operado em novembro de 2010, em Nova York, de hérnia de disco, complicada por um hematoma. Em dezembro, sofreu uma segunda operação, após a qual passou um período convalescente no Marrocos, a partir de 22 de janeiro de 2011.

Em 23 de fevereiro, voltou ao seu país, após uma ausência de três meses, para retomar a gestão dos assuntos do reino.

A idade do monarca e sua hospitalização no exterior alimentaram boatos sobre o futuro do comando do reino, que tem um papel chave na política do Oriente Médio e é o primeiro exportador mundial de petróleo.