Canadá: foto de parlamentar é alterada para disfarçar decote

Uma política que ganhou fama no Canadá pela sua beleza foi envolvida em uma polêmica após uma foto em que aparece de decote ter sido alterada. Rathika Sitsabaiesan, primeira pessoa de origem tâmil (grupo étnico nativo da Índia e Sri Lanka) a ascender ao Parlamento, teve a imagem elevada a um grau mais recatado, segundo informações do jornal espanhol El Mundo.

As vestes de Sitsabaiesan, 29 anos, parecem não ter sido aprovadas pelos colegas de profissão. A foto recebeu retoques no decote da política, nascida no Sri Lanka e membra do Novo Partido Democrático.

A jovem não se pronunciou sobre a divulgação, mas grupos políticos do país acusaram os parlamentares de machistas. "Não há razão que justifique medidas como esta", afirmaram aos veículos locais.

O retoque fotográfico realizado no computador é uma prática comum em revistas de celebridades. Na política, o precursor foi o líder soviético Joseph Stalin. A diferença é que, quase sempre, a técnica foi utilizada pelo próprio político ou pelo partido para melhorar sua imagem.