EUA: Mitt Romney recebe apoio de ex-rival na primária republicana

O aspirante à candidatura republicana para as eleições presidenciais de 2012 Mitt Romney recebeu nesta segunda-feira o apoio na corrida à Casa Branca de seu ex-rival Tim Pawlenty, que anunciou sua escolha no canal de televisão Fox.

"O próximo presidente deverá assumir as rédeas da economia e do emprego de maneira histórica. Existe um candidato nesta eleição que possui inegáveis competências, experiência e talento (...) e é Mitt Romney", declarou Pawlenty.

Tim Pawlenty, ex-governador de Minnesota, abandonou a corrida presidencial no dia 14 de agosto, após chegar em terceiro lugar numa votação-teste em Iowa. Republicano moderado, ex-advogado especializado em Direito Trabalhista, é pouco conhecido fora de Minnesota e seus críticos apontavam para a sua falta de carisma.

Durante a primeira fase da campanha para as primárias republicanas, Pawlenty criticou Romney principalmente pela reforma da cobertura de planos de saúde, que ele adotou quando foi governador de Massachusetts. Pawlenty disse que a reforma poderia ser comparada à do presidente democrata Barack Obama.

"É uma honra ter o apoio do governador Pawlenty", indicou Romney em um comunicado, acrescentando que seu ex-rival será um de seus "conselheiros dignos de confiança".